Classificação de solos e estudos geotécnicos

Conheça na terceira aula do curso sobre pavimentação de baixo custo uma classificação para solos tropicais com benefícios econômicos e técnicos

Tem aula nova do curso Pavimentação de baixo custo com uso de solos tropicais! Dividida em duas partes, a aula aborda a classificação de solos e os estudos geotécnicos para regiões tropicais. Na primeira parte, Driely Alves, engenheira na área Científica e de Pesquisa da Egis Brasil, apresenta uma metodologia para classificar solos de localidades de clima tropical. O método substitui o tradicional, criado em regiões de clima temperado e frio, portanto, inapropriado para o contexto brasileiro, podendo conduzir à utilização de técnicas construtivas incompatíveis com o comportamento desses solos na pavimentação, o que reflete nos custos e desempenho das obras rodoviárias. 

Videoaula sobre estudos geotécnicos | Curso de pavimentação de baixo custo a partir da sistemática MCT

Jean Marcel Rogério, engenheiro na área de Projetos da Egis Brasil, ministra a segunda parte da aula, dedicada aos estudos geotécnicos específicos para solos tropicais, que permitem conhecer as propriedades dos solos e desenvolver melhores técnicas de pavimentação.

Os vídeos são produzidos pela Egis Brasil, sob coordenação de Douglas Villibor, diretor Científico, e Driely Alves, e estão disponíveis gratuitamente no canal do Grupo Egis no YouTube. Confira também a apresentação desta aula por Villibor.

Dúvidas ou sugestões sobre o curso? Encaminhe um e-mail para a engenheira Driely Alves.