Obras de Arte, Geotecnia e Laboratório › Análise de Desempenho de Edificações

A Egis é credenciada como Instituição Técnica Avaliadora para realizar procedimentos e ensaios para Análise de Desempenho de Edificações Habitacionais

No Brasil, os requisitos que definem a qualidade de um imóvel são previstos em uma norma própria desde 2013. Com o objetivo de padronizar a análise do desempenho das edificações habitacionais do país e estimular melhorias na qualidade de construções civis, a ABNT NBR 15.575 estabelece uma série de critérios que visam determinar a qualidade das moradias. Entre os pontos considerados, estão o desempenho térmico e acústico, a durabilidade, a estanqueidade e a habitabilidade.

Antes de a norma ser publicada, a Egis já se dedicava à avaliação do desempenho das edificações, sendo credenciada pelo Ministério das Cidades do Governo Federal, em 2010, como uma Instituição Técnica Avaliadora (ITA). Desde então, a Egis oferece uma série de soluções e procedimentos de avaliação dos sistemas construtivos.

 

Desempenho de Edificações

A Egis analisa edificações habitacionais conforme os parâmetros especificados na norma ABNT NBT 15.575, que estabelece níveis de desempenho de acordo com faixas específicas de valores em cada quesito de avaliação. Esses níveis são obtidos a partir de resultados de ensaios realizados em laboratórios ou em obras, os quais devem ser classificamos como Mínimo (M), Intermediário (I) ou Superior (S).

Além de avaliar diversos sistemas construtivos, como paredes de concreto moldadas no local, painéis pré-fabricados de concreto e vedações verticais com blocos de gesso, a Egis desenvolveu equipamentos de ensaios de desempenho a fim de comprovar o potencial de cada um desses sistemas.

 

Nossos serviços em Análise de Desempenho de Edificações

  • Avaliação de sistemas construtivos
    - Realização de auditorias de conformidade técnica de execução de obras civis e qualidade de materiais aplicados, originando o Relatório Técnico de Avaliação (RTA)
  • Ensaios de desempenho
    - Avaliação de desempenho acústico em campo
    - Análise de desempenho estrutural (impactos de corpo mole e duro, resistência a cargas de peças suspensas, fechamento brusco de portas e cargas concentradas em pisos)
    - Resistência e segurança de guarda-corpos de edificações
    - Durabilidade de vedações verticais (ação de calor e choque térmico)
    - Verificação da estanqueidade à água de vedações verticais, coberturas e pisos
    - Estanqueidade de instalações de água, esgoto e gás
    - Avaliação de desempenho térmico por simulação computacional
    - Avaliação de desempenho lumínico
    - Avaliação acústica de ambientes externos/internos

 

Fale com a Egis e saiba mais sobre nosso trabalho em Análise de Desempenho de Edificações!

A Egis está à disposição para auxiliar gestores e tomadores de decisão dos setores públicos e privados na escolha das melhores alternativas e projetos em Análise de Desempenho de Edificações. Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!