Obras de Arte, Geotecnia e Laboratório › Ensaios em Pavimentos

Acompanhamento especializado dos processos de produção, lançamento e controle de qualidade de pavimento e obras de terraplanagem

O pavimento pode proporcionar maior conforto à população, aumentando a segurança, a velocidade e a economia no transporte, além de facilitar a limpeza urbana, o que favorece a saúde pública. Historicamente, a pavimentação das vias públicas esteve ligada ao desenvolvimento da logística, contribuindo para o crescimento econômico do país.

Para continuar desempenhando bem a sua função, o pavimento deve ser periodicamente avaliado. Novos projetos de pavimentação também requerem uma série de procedimentos prévios para estender a durabilidade do pavimento e evitar a precariedade das vias de acesso.

A fim de garantir a eficiência dos materiais de pavimentação e promover os melhores resultados nas obras de terraplanagem, a Egis realiza o Controle Tecnológico de Pavimentos, executado por uma equipe especializada e experiente com foco no melhor custo-benefício para projetos de rodovias e ferrovias. Nossos serviços também contemplam a fiscalização de obras de terraplanagem e ensaios laboratoriais em solos e asfalto, conforme normas e especificações.

 

Controle Tecnológico de Pavimentos

A Egis conta com um laboratório de 1.600 m² para realizar diversos ensaios em pavimentos. Entre os serviços prestados, estão a liberação de camadas, o controle de ensaios in situ DCP, Hilf, grau de compactação, acompanhamento e controle de massa asfáltica (usina e pista), bronqueamento, viga Benkelman, Merlin, pêndulo britânico, mancha de areia e FWD.

 

Ensaios em Mistura Betuminosa

A Egis possui equipamentos para a realização de ensaios em misturas betuminosas. O procedimento é necessário para avaliar criteriosamente os parâmetros de projeto dos pavimentos asfálticos, como módulo de resiliência, deformação permanente, envoltórias de resistência (ângulo de atrito e intercepto coesivo), tração por compressão diametral, teor de betume ótimo de projeto obtido no ensaio Marshall e definição das faixas de trabalho. O objetivo é alcançar o melhor desempenho mecânico e racional da mistura betuminosa para os materiais empregados.

 

Nossos Ensaios em Pavimentos

  • Controle tecnológico de terraplanagem: Hilf, proctor, frasco de areia, cilindro de cravação, determinação da compacidade relativa, Cone de Penetração Dinâmica (DCP) e Mini-CBR in situ
  • Controle tecnológico de pavimentos: TSD, TST, microrrevestimento, pré- misturado a frio, a quente e pavimento rígido
  • Fiscalização e calibração de usinas de asfalto
  • Medidas de deflexão por viga Benkelman e FWD
  • Medidas do coeficiente de atrito: inventário de pavimento, manchas de areia, Merlin e pêndulo britânico
  • Ensaios em massa asfáltica: Rice Test, Marshall, NCAT, Rotarex, Soxhlet, RTCD, DUI, dosagem, granulometria, recuperação elástica e módulo de resiliência
  • Ensaios em concreto para pavimento rígido: tração na flexão, dosagem e tenacidade
  • Teor de Betume NCAT, Rotarex e Soxhlet
  • Dano por Umidade Induzida (DUI)
  • Analise granulométrica
  • Densidade real da mistura pelo Rice Test
  • Estudo de dosagem

 

Fale com a Egis e saiba mais sobre nossos Ensaios em Pavimentos!

Deseja conhecer melhor nossos serviços ou solicitar uma proposta? Envie um e-mail para jose.ribeiro@egis-brasil.com.br e franciele.oliveira@egis-brasil.com.br.