Engenharia Consultiva para Hidrovias

Soluções de engenharia para implantação, ampliação e operação de hidrovias

Com mais de 27,5 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis, o Brasil apresenta alto potencial para o transporte hidroviário. As grandes bacias hidrográficas existentes no país favorecem o transporte de grandes volumes a longas distâncias por hidrovias, consideradas o meio mais vantajoso para transporte, principalmente para percursos extensos. 

Menos poluente, mais seguro e mais econômico, o transporte hidroviário é uma alternativa para a distribuição e escoamento de bens que pode trazer ganhos para o desenvolvimento logístico do país. Porém, para que apresente de fato benefícios econômicos, são necessários investimentos em obras de infraestrutura e em sua manutenção. A fim de contribuir para a evolução do setor hidroviário, a Egis oferece soluções de consultoria, gerenciamento e operação para hidrovias.

Consultoria em Engenharia Hidroviária

Reunindo equipe especializada e experiência reconhecida no mercado, a Egis desenvolve estudos de viabilidade e projetos e executa o gerenciamento de empreendimentos para a implantação, manutenção e ampliação da capacidade de vias de navegação, sempre com foco na criação de soluções que proporcionem a eficiência e o melhor custo-benefício para seus clientes.

Gerenciamento de Hidrovias

A Egis realiza o gerenciamento de hidrovias, oferecendo acompanhamentos físicos, financeiros e de condicionantes ambientais e sociais em planos de investimentos em hidrovias. Um dos destaques da atuação da Egis nesse segmento é o gerenciamento de obras da hidrovia Tietê-Paraná para eliminação de gargalos e implantação de extensões e terminais. A hidrovia apresenta 1.250 quilômetros navegáveis e viabiliza o transporte de grãos e outras mercadorias do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. 

Operação de Hidrovias

Na área de Operação, a Egis fornece soluções de ITS para a operação de hidrovias desde a concepção e implantação de Centro de Controle Operacional (CCO) até a implantação de redes de transmissão para visualização em ambiente digital das condições de navegabilidade e de uso da via. 

A operação de uma hidrovia permite o rastreamento da frota, das condições meteorológicas e hidrológicas que influenciam a navegação, assim como o monitoramento físico e visual de eclusas, pontes e terminais, possibilitando o direcionamento de instruções que tragam segurança e fluidez às embarcações e aos usuários. 

Para a hidrovia Tietê-Paraná, a Egis desenvolveu um sistema de monitoramento de imagens e áudio VHF de embarcações e um sistema de rastreamento via AIS. A partir de sinal de dados via VHF, são captadas informações de navegação das embarcações, como curso, direção, velocidade e estado, disponibilizadas para a Marinha do Brasil, que fornece os dados a todo o globo em seu site. Atualmente, a integração entre os sistemas de monitoramento e de rastreamento viabiliza o mapeamento global em tempo real de todo o transporte hidroviário do estado de São Paulo.