Engenharia de Transporte Urbano

Considerada a 6ª empresa de engenharia de transporte urbano (ENR), a Egis atua nos maiores projetos de mobilidade no mundo, como o Grand Paris Express e o metrô de Riad, na Arábia Saudita

O crescimento da população nos grandes centros urbanos é uma tendência global. De acordo com o IBGE, quase 85% dos brasileiros vivem em áreas urbanas e a expectativa é de que dois terços da população mundial habitem as cidades até 2050. Esse cenário alerta para a urgência em melhorar a mobilidade urbana. 

Comprometida com o interesse público, a Egis posiciona o cidadão no centro do desenvolvimento urbano, empenhando-se em produzir inovações que contribuam com a qualidade de vida e as condições de mobilidade. No Brasil, a Egis consolidou-se como uma das únicas empresas de consultoria que detêm excelência técnica para conduzir estudos e projetos com a complexidade necessária para os transportes urbanos.

Com mais de 50 anos de experiência em engenharia de transporte de passageiros, a Egis oferece soluções de Transporte Urbano com alto valor agregado. Sua oferta de serviços é ampla e abrange dos estudos preliminares ao gerenciamento da implantação, o que permite uma atuação completa em projetos de mobilidade urbana para VLT, mercado em que é líder internacional, metrô, teleférico, people mover e trens de passageiros.

 

Oferta global e integrada em Transporte Urbano é com a Egis

A criatividade, aliada à capacidade de adaptar projetos ao contexto local e à disponibilidade para reunir profissionais com diferentes competências, habilita a Egis para atender as mais variadas exigências e necessidades. Em Infraestrutura, por exemplo, a Egis atua em traçado, via permanente, obras lineares, obras civis, obras de arte especiais – como túneis e viadutos – e estações. Em Sistemas, a oferta contempla todos os sistemas ferroviários, materiais rodantes, energia e catenária, além da engenharia de integração de sistemas e do gerenciamento das interfaces de obras civis e sistemas.

 

Nossos serviços em Transporte Urbano

  • Planificação dos transportes e estudos operacionais
  • Estudos preliminares, conceituais e EVTEA
  • Projetos básico e executivo
  • Gerenciamento, fiscalização e supervisão de obras
  • Apoio Técnico a Projetos (ATP) e Apoio Técnico a Obras (ATO)
  • Apoio ao comissionamento e acompanhamento de testes
  • Asset management
  • Consultoria em mobilidade urbana

 

A atuação da Egis em Transporte Urbano no Brasil e no mundo

Com participação em 12 mil quilômetros de trens de passageiros, suburbanos e intermunicipais, a Egis já atuou em mais de 800 quilômetros de VLT, 750 quilômetros de metrô e 100 quilômetros de teleféricos.

Atualmente, a Egis é responsável pelo gerenciamento completo, incluindo projetos e acompanhamento de obras, dos dois maiores sistemas de metrô no mundo, o Grand Paris Express, na França, em que gerencia 100 quilômetros e 40 estações, e o Riad, na Arábia Saudita, no qual responde por 108 quilômetros e 55 estações.

Nas áreas de metrô, trem de passageiros e VLT, a Egis trabalhou em projetos nas cidades de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Guarulhos, Curitiba e Porto Alegre. Internacionalmente, atuou em diferentes países, como Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Egito, Marrocos, Inglaterra, França, Qatar e Índia.

 

Fale com a Egis e saiba mais sobre nosso trabalho em Transporte Urbano!

A Egis está à disposição para auxiliar gestores e tomadores de decisão dos setores públicos e privados na escolha das melhores alternativas e projetos em Transporte Urbano. Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!