Dezembro laranja

Dezembro é o mês de conscientização sobre o câncer de pele

Neste mês, acontece o Dezembro Laranja, a campanha nacional de prevenção ao câncer da pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Esse tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele.

Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas. “Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença , que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza”, diz Jade Cury Martins, Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

Confira no site da SBD as principais formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.