Supervisão de obra de contenção

A Egis assinou em dezembro de 2019 um novo contrato com a Vale para Acompanhamento Técnico de Obras (ATO), fornecimento e instalação de instrumentação geotécnica.

O contrato, com duração de 31 meses, refere-se à segunda fase de estabilização da Serra do Curral, localizada na Mina de Águas Claras, na cidade de Nova Lima (MG), e trata-se de um desdobramento da primeira fase da obra, em que a Egis realiza o acompanhamento técnico de mais de 20 mil metros quadrados de solo grampeado e 33 quilômetros de perfuração em rocha. A obra atual conta com três cortinas atirantadas de aterro, cada uma com 220 metros de comprimento linear, totalizando 1.400 tirantes de 39 toneladas.

Com o objetivo de verificar as condições de carregamento, possíveis alívios de tensões nos tirantes em obras civis e avaliar possíveis deformações e inclinações no maciço, além de todo o acompanhamento técnico da obra, a Egis será responsável pelo fornecimento, instalação e monitoramento de células de carga, bem como pela coleta de dados e monitoramento de inclinômetros.

A obra apresenta um contraempilhamento de mais de 260 mil metros cúbicos de estéril de minério, em aterro compactado e controlado. Essa atividade envolve também o estudo de identificação de materiais, jazidas, assim como o acompanhamento referente ao controle tecnológico de laboratório de cada camada compactada.