Tecnologia do uso de solo fino e ensaio de laboratório

Entenda a prática que permite obter pavimentos com bom desempenho e custo-benefício e aprenda a realizar o ensaio de mini-CBR e expansão da MCT

Lançamos duas videoaulas do curso Pavimentação de baixo custo com uso de solos tropicais! Na aula teórica, o diretor da área de Rodovias e Aeroportos da Egis Brasil, Paulo Serra, aborda a tecnologia do uso de solo laterítico agregado de granulação fina, apresentando o estudo de qualificação desse solo e as técnicas construtivas para sua utilização em camada de base de pavimento.

 

Ensaio de mini-CBR e expansão
Videoaula sobre ensaio de mini-CBR e expansão

Já na aula de laboratório, o engenheiro Salvador de Almeida, com apoio do engenheiro Diego Nogueira, ensina passo a passo a execução do ensaio de mini-CBR e expansão, desenvolvido especificamente para solos tropicais. A partir desse procedimento, é possível obter o índice de suporte e expansão do solo, fundamental para o estudo de propriedades de solos para estudo do subleito e de camadas nobres do pavimento. 

E ainda não acabou: assista à apresentação da próxima videoaula teórica, sobre tecnologia do uso de solo laterítico agregado de granulação grossa.

Esse curso é realizado pela Egis Brasil sob coordenação de Douglas Villibor, diretor Científico, e Driely Alves, engenheira da área Científica e de Pesquisa. Confira também as aulas anteriores disponíveis gratuitamente no canal do Grupo Egis no YouTube!

Dúvidas ou sugestões sobre o curso? Encaminhe um e-mail para a engenheira Driely Alves.